Comumente recebo pacientes com queixas de perda capilar no meu consultório, no entanto, a maior parte deles não entendem que a queda de cabelo pode se tratar na verdade de um sintoma, e não o problema em si. Entenda algumas das possíveis causas de perda capilar.
- Grande emagrecimento:
Para muitos, a perda de peso pode significar mais saúde, no entanto, quando feito de forma brusca e sem uma dieta equilibrada pode afetar diversas estruturas do nosso corpo, inclusive, o couro cabeludo. Isso acontece devido a baixa absorção de nutrientes e minerais, anemia e até mesmo infecções devido a baixa imunidade.
- Excesso de Vitamina A ou B:
Que vitaminas são essenciais para nosso organismo e também crescimento capilar, você já sabe. No entanto, tudo se trata com equilíbrio, por isso, só inicie suplementação de vitaminas quando necessário, sob orientação médica e pelo tempo recomendado.
- Alterações hormonais:
As alterações hormonais são um dos fatores decisivos quando se trata de queda de cabelo, podendo acontecer em diversos momentos da vida e por diversos motivos, desde fases como a adolescência, gravidez, puerpério e também por distúrbios como hipotireoidismo. Além disso, mulheres que trocam de anticoncepcional hormonal ou que começam um novo, também podem apresentar queda de cabelo, felizmente temporária.
- Uso de cigarro:
As substâncias tóxicas do cigarro, como a nicotina, enfraquecem e causam a degeneração dos folículos e vasos sanguíneos capilares.
- Uso de medicamentos:
Alguns medicamentos podem causar queda capilar, sendo ainda mais comum no início do tratamento ou quando já são utilizados por longos períodos. Alguns exemplos são: antidepressivos, anticoagulantes, ibuprofeno e outros.
De forma geral, a perda de cabelo pode ter diversas causas que vão além das genéticas e das citadas acima, sendo essencial entendê-las. Você está passando por uma maior queda capilar? Não deixe de buscar ajuda de um dermatologista. Assim, realizamos uma avaliação completa com recomendações e tratamentos personalizados para você.