Queda de cabelo, é sempre genético?

Picture of Escrito por Dra. Nariane Côrtes

Escrito por Dra. Nariane Côrtes

em 19 de fevereiro de 2023

Compartilhar

Entenda com uma dermatologista, as possíveis causas de perda capilar.

Normalmente, sempre há um pouco de queda de cabelo, por conta do ciclo capilar que é formado pelas fases de nascimento – crescimento – repouso – queda – nascimento, e assim por diante, cada fase dura mais ou menos tempo dependendo da pessoa, assim como há pessoas que possuem uma queda acentuada de cabelo que para outra pessoa, seria anormal. E por isso, a genética desempenha um papel fundamental na queda de cabelo, como na calvície androgenética, doença genética que é a forma mais comum de perda de cabelo, podendo afetar homens e mulheres, além de outras doenças alopecias. 

No entanto, essas não são as únicas causas de queda capilar, podendo acontecer como uma repercussão à algo que está acontecendo com o seu corpo.

E quando não é genética?

Esse tipo de queda capilar é chamada de EFLÚVIO, quando não há um problema no folículo ou mesmo alguma doença que ataque essa estrutura, mas sim uma repercussão no ciclo de crescimento capilar, por que o organismo resolve gastar menos ou mais energia. 

Isso pode ser causado por diversos fatores que podem atingir o funcionamento do seu corpo, “como por exemplo, o hipotireoidismo, por ser um distúrbio que atinge a tireoide, glândula muito importante na regulação do nosso organismo e funções hormonais, quando ela começa a ficar “preguiçosa” o cabelo tende a ter um aumento da queda; assim como em casos de anemia, grande emagrecimento, infecções e até mesmo, após uma cirurgia bariátrica, em decorrência da diminuição da absorção de nutrientes” explica a Dermatologista Dra. Nariane Côrtes.

Como tratar?

O tratamento da queda de cabelo consiste na correção das causas quando forem detectadas. Como deficiências alimentares, doenças associadas ou alterações hormonais e ou emocionais. É importante lembrar que a queda ocorre rapidamente, mas o crescimento de um novo fio demora, pois ele cresce cerca de 1 cm por mês. Por isso, a recuperação e o crescimento dos cabelos serão percebidos de forma gradativa.

É importante entender os motivos pelos quais seu cabelo pode cair, para que você não seja enganado, gastando com tratamentos e remédios milagrosos quando na realidade sua perda de cabelo é causada por outros fatores. Por isso, é indispensável a visita ao dermatologista, assim podemos identificar de fato a raiz do problema, e juntos buscarmos o melhor tratamento para o seu caso!

 Quer saber mais? Clique e fale conosco pelo whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clinica Dra. Nariane Côrtes​

Agende sua consulta AGORA

Medicina especializada em cosmiatria. Atuação com tecnologias a laser e procedimentos de alto padrão​.