Embora ambas as condições possam causar vermelhidão e inchaços na pele, existem algumas diferenças que tornam essenciais para que possamos diagnosticar e buscar o melhor tratamento.
Primeiro vamos entender…
A rosácea é uma condição crônica, portanto sem cura, da pele que causa vermelhidão persistente, inchaços semelhantes a espinhas sendo erroneamente identificada como acne rosácea e, às vezes, pode deixar os vasos do rosto mais aparentes. A causa exata da rosácea não é conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como exposição ao sol, pele muito clara, consumo de álcool e estresse. Apesar de ser mais comum em mulheres de meia-idade ou mais velhas, atinge muitos homens e, neles, o quadro pode ser mais grave, evoluindo continuamente com rinofima, é uma doença que consiste na presença de massas ou caroços no nariz.
Por outro lado, a acne é uma condição que afeta pessoas de todas as idades, apesar de ser comumente associada à adolescência por estar atrelada a mudanças hormonais, que ocorrem principalmente nessa fase da vida. Entretanto, a genética e alguns medicamentos podem influenciar o desenvolvimento de acne em qualquer fase da vida e é causada por um acúmulo de óleo e células mortas da pele, que obstruem os folículos pilosos, levando a cravo e espinhas, mas que com o tratamento correto pode amenizar e até acabar com elas.
Tratamentos
Embora a rosácea e a acne possam ser confundidas, são condições distintas com diferentes causas e, portanto, opções de tratamento, que incluem:
- Cremes tópicos;
- Antibióticos orais;
- Terapia a laser com luz pulsada plataforma etherea;
- Em alguns casos, mudanças no estilo de vida, como evitar gatilhos como exposição ao sol, álcool e alimentos condimentados, também podem ser úteis.
Enquanto tratamentos para acne podem envolver, além de diversos medicamentos, até tratamento hormonal. Entendeu como um atendimento individualizado é essencial para que possamos escolher o melhor tratamento para você? Você se identificou com os sintomas e tem dúvidas? Entre em contato e vamos juntos encontrar o tratamento que mais se encaixa com você!